BLOG

Como é o jeito Pulse de inovar: entenda a maneira que pensamos e como agimos

capa agosto

Nos últimos 5 anos, o que mais fizemos no Pulse foi inovar. Trabalhamos para que o Pulse se tornasse um ponto de encontro de startups, universidades, empresas e agentes de inovação para construir um futuro mais inteligente, conectado e questionador.

E tudo isso com sentido prático, indo além da vontade de romper barreiras, mas com o propósito de criar facilidade.

As inovações que vemos por aqui servem toda a cadeia da Raízen, melhorando processos que vão do agronegócio ao consumidor final, trazendo economia e sustentabilidade para nossos negócios.

O Pulse tem uma maneira própria de pensar, que segue em desenvolvimento todos os dias. Nos próximos tópicos do texto, vamos falar sobre o jeito Pulse de inovar, quais as metodologias usamos, e como novas startups podem participar desse movimento.

Boa leitura!

Mas o que significa inovar?

Se pesquisarmos no dicionário, as definições de inovar e inovação significam basicamente introduzir novidades.

Trazendo para a prática do dia-a-dia do Pulse e das inovações que desenvolvemos aqui, podemos aprofundar. Aqui, inovação pode significar uma nova maneira de checagem de processos, de pulverizar plantações, de monitorar terrenos, fazer consultas públicas e várias outras soluções presentes em nosso Hub.

O objetivo de uma novidade pode variar: otimizar o uso de recursos, melhorar a qualidade de um produto, promover o bem-estar da equipe, reduzir tempo de entrega, entre outros.

A conexão das soluções assistidas no Pulse Hub com o ecossistema da Raízen garante o constante desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, com ações práticas e sustentáveis para os negócios.

O papel da metodologia para inovação

Para inovar não tem receita pronta, mas existem métodos e processos que ajudam muito. Dentro das diversas metodologias disponíveis no mercado, do trabalho que fazemos e da nossa realidade, desenvolvemos a metodologia que melhor se encaixa nos nossos objetivos.

Temos três pilares que norteiam tudo o que fazemos por aqui. São eles:

  • Posicionamento: Manter a Raízen como protagonista e contribuidora do ecossistema de inovação dos mercados em que atua.
  • Inteligência: Acompanhar as evoluções dos ecossistemas de inovação, gerando conexões de valor entre os seus atores e Raízen.
  • Cultura de inovação: Fomentar a cultura de experimentação, acelerando o pensamento inovador, estimulando um ambiente diverso de pessoas e ideias.

A metodologia do Pulse Hub

Contamos com mais de 50 startups parceiras conectadas através do Pulse e se desenvolvendo em oportunidades internas da Raízen. Por isso, nossa metodologia é pensada para que consigamos trazer soluções inovadoras a partir da realidade dessas startups e de como elas se relacionam com a realidade da Raízen.

Primeiro, entendemos quais são os desafios atuais no ecossistema da Raízen. E isso pode ser em qualquer área, não apenas no fornecimento de energia e combustíveis, por exemplo.

Os desafios se tornam oportunidades para atuação de startups com capacidade de rápida solução de problemas, e assim começa o processo de seleção das empresas cujas soluções têm sinergia com nossos negócios e desafios, e poderão rodar um projeto-piloto ou prova de conceito na Raízen.

O processo tem 7 passos fundamentais:

  • Identificar desafios e oportunidades
  • Prospectar startups
  • Indicar soluções
  • Matchmaking
  • Conhecer e avaliar startups
  • Construir, medir, aprender
  • Parceria da startup com a Raízen

E esses passos estão organizados em 4 etapas:

Imersão – mapeamento e identificação de oportunidades internas para projetos, feito pelo Pulse.

Screening – mapeamento de startups do mercado e das que estão registradas e qualificadas em nossa base, que estejam alinhadas com os projetos da etapa de imersão.

Qualificação – entrevistamos as startups mapeadas para identificar aquelas que têm sinergia com o desafio e fazemos o matchmaking com a área de negócio que tem a oportunidade.

Validação – são desenvolvidos projetos-piloto junto às áreas de negócio do Pulse e às startups selecionadas. Se o piloto for bem sucedido, pode passar para a parceria com a Raízen.

Com esse processo estruturado, garantimos que os projetos das startups inscritas sejam qualificados para responderem aos desafios de maneira eficiente.

Inovação do Pulse na prática: Raízen + Checklist Fácil

A efetividade da nossa metodologia pode ser provada por um dos nossos cases, a parceria entre a Raízen e a startup Checklist Fácil.

A Raízen precisava de soluções para automatizar e facilitar trabalhos que eram executados de forma manual em pranchetas em seus terminais de combustíveis. Foi aí que a Checklist Fácil entrou!

Com seu sistema inovador, as listas de checklist digitais disponíveis para consulta em celular, tablets e computadores começaram a ser utilizadas nos terminais de combustíveis da Raízen. Depois do sucesso da Checklist nesse setor, ela passou a ser usada na área de Etanol, Açúcar e Bioenergia e Tecnologia Operacional da empresa.

A solução da startup fez com que a Raízen economizasse 60 mil horas de trabalho e está sendo usada por mais de 2000 funcionários do Brasil e da Argentina também.

Raízen e Brain Ag: sucesso no campo

Outra parceria que se deu seguindo esse processo foi com a Brain Ag. A Raízen precisava reduzir o tempo gasto na consulta a documentos para renovação de contratos de fornecedores de cana-de-açúcar, e a Brain Ag tinha uma solução. A cooperação, mediada pelo Pulse, trouxe resultados positivos para todos os envolvidos

 A redução do tempo gasto pela Raízen para consultar documentos chegou a 95%.

Se antes esse tipo de trabalho, feito de forma manual, levava uma semana para ser realizado, com a inovação, a análise de documentos públicos e títulos de propriedade dura apenas três minutos. Testado de maneira piloto, consultando 100 produtores rurais, o sistema deve ser levado aos poucos para 35 parques de bioenergia da Raízen.

Como fazer parte do Pulse

Quem tiver interesse em conhecer melhor o nosso jeito de inovar, e quem sabe, rodar um projeto-piloto, pode se inscrever a qualquer hora para oportunidades no Pulse Hub.

Mas neste mês, em especial,  temos uma chamada focada na área de Supply Chain da Raízen. É sua chance de auxiliar nos processos da 2° maior distribuidora de combustíveis do Brasil e fazer sua startup crescer. Saiba mais e inscreva-se até o dia 18/09 no link.

Gostou desse conteúdo? Recomendamos aprofundar a discussão sobre startups e inovação lendo: ESG: o novo papel das startups na sociedade.

plugins premium WordPress ;