O QUE O PULSE HUB FAZ É...
Conectar startups às oportunidades de negócios da Raízen!

Somos o ponto de encontro onde startups, universidades, investidores, executivos e organizações de diversos setores se unem para moldar um futuro mais inteligente. 

Abrimos espaço para que as startups criem tecnologias, inovem e possam conquistar a oportunidade de implementar soluções na prática, respondendo às necessidades de desenvolvimento da Raízen!

A Raízen, por sua vez, tem inovação e tecnologia em seu DNA e objetiva viabilizar ideias, soluções e novos modelos de negócio. Nosso hub é um ambiente de conexão independente e flexível que permite que essa tarefa seja bem realizada.

Procuramos soluções para os desafios nas startups já inscritas e também no mercado. 

O nosso trabalho é feito a partir de 4 pilares:

Posicionamento

Manter a Raízen como protagonista e contribuidora com o desenvolvimento do ecossistema de inovação dos mercados em que atua.

Inteligência

Acompanhar continuamente as evoluções do ecossistema de inovação, seus empreendedores e startups.

Cultura

Servir de veículo para aceleração da evolução do mindset ágil, lean e digital dos nossos times.

Atração de talentos

Atrair pessoas com perfil questionador, pontos de vista distintos e que acreditem em diversidade e colaboração como valores.

Nosso propósito:

Energizar negócios que moldam um futuro melhor e mais inteligente.

Buscamos aproveitar a capacidade inventiva de startups para encontrar soluções e tecnologias que agreguem valor a todo o ecossistema da Raízen.

NOSSA METODOLOGIA:

Quer saber como sua startup pode fazer parte do Pulse Hub?
Conheça a nossa metodologia.

IDENTIFICAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES
PROSPECTAR STARTUPS
INDICAR SOLUÇÕES
MATCHMAKING
Parceria Raízen Startup
CONSTRUIR, MEDIR, APRENDER
CONHECER E AVALIAR STARTUPS

Nossa metodologia possui 4 etapas. Saiba mais sobre elas:

Tudo começa pela imersão: nós mapeamos e identificamos oportunidades de projetos.

Fazemos um mapeamento de startups do mercado e daquelas já registradas e qualificadas em nossa base, tendo como pilar os desafios identificados. Se você vê sinergia entre seu negócio e nossas áreas de atuação, inscreva sua startup!

O próximo passo é a qualificação. Entrevistamos as startups mapeadas, a fim de identificar aquelas que têm sinergia com o desafio e fazemos o matchmaking com a área de negócio que possui a oportunidade.

Em seguida, passamos pela etapa de validação. Depois da apresentação, a área escolhe uma ou mais startups com as quais gostaria de fazer uma Prova de Conceito (POC) ou projeto-piloto.

Desenhamos o piloto em conjunto: área de negócios, Pulse e startups. Nesse processo, determinamos o escopo do piloto, área de atuação, tempo de teste, de que forma essa tecnologia será usada, critérios de sucesso do piloto e valores.

Na etapa de construção e validação do piloto, aproveitamos para medir resultados, construir e aprender, um ciclo constante.

Se o piloto for bem sucedido, a startup pode virar fornecedora Raízen! Nosso objetivo como Hub de Inovação é conectar sua solução com oportunidades. Então, se você tem energia pra inovar, conecte-se com o Pulse!

O que o Hub pode fazer por uma startup?
  • Possibilitamos conexão com diferentes players do mercado (universidades, investidores, outras startups), além da própria Raízen. Em outras palavras: é como se o Pulse posicionasse as startups numa espécie de “funil de avaliação Raízen”;

  • Facilitamos a implementação de pilotos ao oferecer mentorias e dicas de quem entende o mundo das startups;

  • Capacitamos e aprimoramos as equipes por meio dos eventos promovidos pelo Pulse, tanto online quanto offline.

Você pode aplicar para o Pulse a qualquer momento!

Sim! Se você acredita que sua solução dá match com nossos pilares, pode preencher nosso formulário – que fica aberto o ano inteiro! – para que sua startup esteja no nosso banco de dados.

Vale lembrar: não existe um prazo padrão para chamar startups, o convite acontece quando as oportunidades e os desafios surgem.

Vem, estamos torcendo para trabalhar em conjunto e solucionar desafios com você!

Startups são empresas recentes, de estrutura e processos simples e de baixo capital social. Seu grande diferencial é ser um negócio com crescimento exponencial. Startups possuem uma solução de base tecnológica e estão em busca de um modelo de negócio que seja repetível e escalável isto é, que pode ser aplicado em vários lugares e tem potencial para crescer. Por meio da tecnologia, inovação e da flexibilidade em se ajustar aos desafios de um projeto, as startups conseguem ajudar as áreas de negócio a otimizar processos, evitar desperdícios de recursos, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência.
  • Agronegócio: cultivo de cana e produção de etanol, açúcar e bioenergia;
  • Logística, distribuição de combustíveis e trading;
  • Proximidade e conveniência (trabalhamos com a marca Shell);
  • Produtos renováveis e sustentáveis;
  • Varejo;
  • Jurídico e RH;
  • Indústrias;
  • Energias Renováveis.
  • Atuar em desafios elencados pelas áreas de negócio da empresa;
  • Trabalhar junto de startups;
  • Trazer economia de dinheiro e tempo, maior produtividade e impacto socioambiental.

QUEM MOLDA O FUTURO COM A GENTE:

Aimirim
Biti9
laboratoria
nearbee
solitnftec