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De startup inovadora a empresa sólida: como dar o salto

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Na mesma medida em que buscam trazer uma solução inovadora para algum gap do mercado, as startups também visam o crescimento. Nessa jornada, elas enfrentam os mesmos desafios que empresas jovens vivenciam, mas com a diferença de ter um mindset ágil e mais flexível a mudanças. 

Esse diferencial é importante para a consolidação da empresa, de um jeito muitas vezes mais rápido que em empresas tradicionais. A seguir vamos te mostrar algumas formas de solucionar desafios dentro da sua empresa e de buscar investimentos para escalar.

Desafios que uma startup enfrenta no período early stage

A abertura de uma empresa nem sempre é algo fácil. Existem algumas questões fiscais que podem dificultar esse processo como: regulamentação, alta carga tributária, dificuldade de conseguir um empréstimo e altos juros. 

A captação de recursos e a gestão financeira acaba sendo um dos maiores desafios durante o early stage. As startups precisam de investimento em pessoas e infraestrutura, além de, no caso daquelas que lançam produtos, investir em matérias-primas e muitos testes para a validação.

Os testes A/B e as tentativas de aprimorar o produto/serviço depois que ele já está no mercado consomem muitos recursos e tempo dessa startup. 

No early stage, a empresa está começando a ser conhecida e a conquistar clientes, mas ainda está em fase de validação de produto/serviço. 

A gestão financeira é, por tudo isso, um ponto crucial para o negócio. Assim, se pode buscar, administrar e distribuir recursos, de forma a garantir o avanço da startup.

Rituais para superar desafios das startups

Os desafios fazem parte do cotidiano das startups que são iniciantes no mercado. Listamos algumas práticas que podem ser úteis para a melhoria constante da empresa e para a resolução de eventuais problemas.

Práticas de rotina

  • Liste quais foram os principais motivos que levaram seu produto a ser devolvido ou mal avaliado. Use isso como base para seu roadmap de produto.
  • Controle as taxas de desistência/devolução e analise quais públicos ou produtos estão relacionados a elas. Às vezes é preciso abrir mão de um produto que não atende seu público ou rever o público-alvo. Use o feedback que receber para avaliar se esses produtos/serviços/públicos são estratégicos para o negócio.
  • Saiba medir o valor de ciclo de vida do seu cliente, ou Lifetime Value (LTV). Assim é possível identificar qual público gera mais valor e focar nele.
  • Tenha ferramentas para medir a satisfação dos clientes. Pode ser uma NPS, uma entrevista, pesquisa de satisfação ou ICP. O resultado dessas pesquisas geram muitos insights.

Práticas para controle das finanças

  • Identifique quais os custos que a startup tem para entregar cada solução que oferece, incluindo todos os gastos com infraestrutura. A partir disso reveja seu orçamento e onde é possível economizar ou se o preço do produto/serviço precisa ser alterado.
  • Faça periodicamente testes de precificação, veja qual é o preço do produto/serviço no mercado e como é sua percepção pelos consumidores. Isso vai lhe mostrar se você precisa reajustar e/ou aumentar seu preço. 
  • Deixe atualizado o número de clientes que você precisa para as operações funcionarem e para que haja lucro. Esses números quando relacionados ao seu faturamento podem indicar que é possível aumentar a eficiência.

Dicas para como crescer de forma sustentável

Desde a fundação o que as startups buscam é crescer. Para isso, também existem alguns rituais e dicas. Confira:

Práticas para a startup escalar:

  • Analise todo o processo de vendas. É importante fazer testes em todas as etapas do funil de vendas e tentar aumentar a conversão. Sua empresa terá mais sucesso se seguir abordagens de conversão mais prováveis e rápidas.
  • Transforme as práticas dos melhores membros do seu time de vendas no seu padrão de vendas. Por isso, faça capacitações, incentive trocas entre os membros e tenha uma política de incentivos.
  • Saiba de maneira detalhada como o seu custo de aquisição de clientes (CAC) varia a partir dos seus perfis de clientes Assim você vai saber em quais clientes deve focar para ter mais rentabilidade.

Seja analítico: saiba quais são suas métricas e como olhar seus números.Tenha um bom time de BI para isso

Parcerias para crescer

E lembre-se: não se cresce sozinho. Buscar parcerias é fundamental para a consolidação da sua startup. Confira mais 8 dicas:

  1. Busque incubadoras e aceleradoras
  2. Tenha o apoio de uma venture building 
  3. Se apoie na ciência de dados nos seus processos e planejamento
  4. Tenha um time qualificado, você não precisa ser especialista em tudo, mas é preciso ter especialistas em todas as áreas da empresa
  5. Participe de eventos e faça networking
  6. Participe de rodadas de investimentos
  7. Parcerias com hubs como o Pulse

Outros caminhos para as startups

Além de se tornar uma empresa consolidada no seu setor, existem outros marcos que demonstram o sucesso de uma startup. São os chamados pontos de exit, que implicam grandes mudanças na estrutura inicial. Confira algumas formas de exit: 

Fusões

A fusão une pessoal e produção de duas empresas que antes eram concorrentes para formar uma entidade recém-combinada que pode avançar e crescer.

Aquisições

Em uma aquisição, uma empresa absorve totalmente outra e mantém seu próprio nome e estrutura societária. Com isso ela pode diversificar sua linha de produtos, expandir sua base de clientes e manter ou obter o domínio de seu mercado. 

IPO

IPO ou Oferta Pública Inicial, nesse processo uma empresa passará a ter o seu capital aberto. Assim, investidores de diferentes portes injetam capital nessa empresa e passam a ter uma porcentagem dela (ações). Isso pode influenciar na forma como a empresa será administrada. Para os fundadores, o negócio se expandirá e gerará lucros adicionais, mas será preciso abrir mão de parte do controle da startup

Sociedade de Aquisição de Propósito Específico 

Uma empresa de aquisição de propósito específico é uma entidade criada separadamente, ela é usada para arrecadação de capital que é investido em outras empresas. É uma espécie de empreendimento coletivo, em que o risco financeiro é compartilhado por demais empresas de um mesmo setor. Uma sociedade de aquisição de propósito específico capta dinheiro de investidores que não têm controle sobre onde os recursos serão gastos. Essa pode ser uma boa opção para startups que não querem ou não podem abrir seu capital sem ajuda direta de outras instituições.

Esses são alguns caminhos possíveis para pensar o futuro da sua startup. É importante entender bem o contexto da sua startup e estudar que formas de conseguir investimentos e de crescer são as melhores opções para o seu negócio. 

Para entender mais sobre as necessidades da sua empresa é preciso de um bom planejamento. Este texto vai te ajudar a entender qual tipo de planejamento estratégico sua startup precisa. 

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