BLOG

Planejar para empreender: conheça 5 ferramentas para ajudar no planejamento estratégico da sua startup!

PULSE---Post-Blog---Janeiro

Contar com ferramentas de negócio ajuda a manter um histórico ativo e traz uma visão ampla de todos os acontecimentos da empresa. Além disso, apostar em ferramentas é uma ótima jogada para otimizar tempo na tomada de decisões e para adotar uma gestão organizada e mais estratégica. 

Nesta matéria, trouxemos cinco ferramentas que valem a pena conhecer! Bora conferir?

Conhecendo 5 ferramentas online

Confira a lista que preparamos:

1. Microsoft OneNote

Essa é uma ferramenta da Microsoft que pode ser útil para todas as etapas de planejamento do seu empreendimento. Nela, você consegue fazer e organizar anotações utilizando textos, imagens, vídeos, áudios e outros arquivos, além de poder compartilhar esses materiais em tempo real com outros usuários. 

O OneNote é uma boa opção para quem busca unir planilhas, atas de reuniões, ideias, documentos e listas de metas, por exemplo, em uma única plataforma de fácil acesso e muito adaptável. 

2. Trello

O Trello é uma ferramenta voltada à organização pessoal ou corporativa e conta com um painel de gerenciamento de projetos, com espaço para personalizar fluxos de trabalho.

A parte mais legal é que é possível mencionar o @ da conta de outra pessoa e incluí-la no planejamento. Então, supondo que você faça a gestão de uma equipe e surja uma urgência que alguém da equipe precisa cumprir, você consegue inserir a tarefa no seu painel, marcar o @ na ferramenta e ela aparecerá na tela da pessoa!

3. Planest 

Outra ferramenta é o Planest, um software de planejamento estratégico que te orienta na aplicação da metodologia de organização e desenvolvimento de projetos para empresas e consultorias. 

Com ele você pode criar os planos de ação da sua startup, bem como planos de negócio, diagnósticos de mercado e mapas estratégicos, tudo isso podendo ser acessado a partir de um aplicativo. O serviço é pago, mas pode ser testado com funcionalidades mais simples para que você possa já começar a encaminhar o seu planejamento antes de se comprometer com uma assinatura!

4. Asana

É uma ferramenta que integra diversas outras plataformas (Adobe, Zoom, Google, entre outras) dentro do seu software, facilitando o compartilhamento de diferentes conteúdos que possam ser essenciais para a criação da sua estratégia. Além disso, é feita para organizar o trabalho a ser feito por meio da gestão de relatórios internos, formulários, calendários e metas, por exemplo.  

A Asana ainda te permite personalizar a forma como o projeto é visto pela equipe, tornando o planejamento das tarefas a serem executadas ainda mais intuitivo e visual, perfeito para quem prefere se organizar vendo cronogramas, quadros imagéticos e organogramas. 

5. Planner Pulse

O clássico que nunca sai de moda! Um planner é uma agenda repaginada que, além do espaço do calendário, oferece uma estrutura para você planejar seus dias, meses e anos, a depender do modelo escolhido. 

O planner do Pulse, por exemplo, contém duas divisórias: a anual e a semanal, totalmente personalizáveis. Você é quem escreve as datas! 
A melhor parte é que ele é 100% gratuito, digital e você pode imprimir quantas páginas quiser para se organizar do seu jeito: clique aqui e baixe agora 😊

Gostou do conteúdo? 

Aproveite para ler também sobre Planejamento estrarégico.