Conheça as etapas desta jornada até que todos os processos estejam redondos e o negócio possa funcionar a todo vapor.
O empreendedor que deseja atingir o estágio da maturidade percorrerá uma grande jornada. Mas “vencer” esse percurso não acontece da noite para o dia.
Cada etapa é crucial e demanda um planejamento estratégico cuidadoso. É crucial estar ciente que a jornada do empreendedorismo é única, mas há fases em comum que devem ser seguidas.
Vem conhecer as características das 5 etapas de uma startup e descubra porque cada negócio precisa superar esta jornada para atingir a maturidade.
Quais são as 5 fases de uma startup?
De acordo com o SEBRAE, são 5 fases típicas neste processo de desenvolvimento:
- Ideação
- Validação
- Operação
- Tração
- Escala
Saiba mais sobre cada uma destas etapas e suas características.
1. Ideação
Esta é a fase inicial (conhecida como pré-seed) do processo de criação de uma startup, em que a ideia é gerada e planejada. Nesta etapa, o empreendedor deve mergulhar nas pesquisas de mercado para identificar uma oportunidade ou uma solução. Aqui já pode envolver a criação de um protótipo ou produto mínimo viável (MVP) com funcionalidades básicas.
2. Validação
Essa etapa (também conhecida como seed) diz respeito ao momento em que a ideia da startup é testada no mercado com o objetivo de validar se há demanda real. O ideal é que um público selecionado experimente a solução ou produto proposto.
3. Operação
Chega o momento em que a startup faz o lançamento e começa a comercializar o produto ou serviço para o público em geral. Nessa etapa (early stage), muitas startups recebem aportes de investidores-anjo. Eles já conseguem enxergar o negócio em operação e têm condições de avaliar o potencial de crescimento. Vale ressaltar que o desenvolvimento da solução continua acontecendo.
4. Tração
Já é hora de a startup buscar expansão de sua presença no mercado, aumentando suas vendas e melhorando seus processos. A empresa pode começar a buscar investimentos adicionais oriundos de parcerias, para suportar o crescimento. Existem várias opções de parcerias, seja como desenvolvimento de um produto ou exploração de uma logística. Entre os modelos disponíveis estão:
- Cocriação de soluções: é um processo que exige o know-how dos empreendimentos envolvidos e pode, também, ter um terceiro negócio focado na produção, venda e distribuição do produto desenvolvido na cocriação.
- Co-branding: é uma solução com assinatura de negócios parceiros e tem uma forte estratégia de marketing envolvida.
- White label: nesse caso, soluções de uma startup são vendidas e distribuídas com a marca da empresa estabelecida.
- Rede de distribuição: aqui a startup conta com a ampliação dos meios de distribuição da empresa parceira, para entregar até os clientes finais.
- Hubs tecnológicos: a empresa parceira fornece recursos e/ou locais de desenvolvimento para a startup, com o objetivo de fomentar a inovação e cocriação de novas soluções.
Neste momento (grow stage), a startup já atingiu o estágio de maturidade. Como o negócio está em plena operação, consegue validar um plano de negócios com consistência.
5. Escala
Chega o momento tão sonhado. A startup alcança um nível significativo de estabilidade e crescimento. Nesta fase (scale-up ou expansion stage) o foco está em escalar o modelo de negócios, otimizar operações e explorar novos mercados, mesmo com uma estrutura administrativa enxuta e custos mínimos. Empreendedores que alcançam esse status pode se tornar unicórnios. Nesta fase, um dos indicadores primordiais é o breakeaven (ponto de equilíbrio), que prevê um cuidado maior com o orçamento.
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Qual é a importância de conhecer as fases da startup?
De modo geral, permite ao empreendedor ter clareza do caminho que está traçando, bem como aproveitar oportunidades, corrigir rotas e criar condições para o crescimento sólido do negócio. Confira, detalhadamente, por quê!
- Planejamento e Estratégia
Sob esse ponto de vista, compreender a fase em que a startup se encontra permite definir objetivos e metas apropriados para cada etapa do desenvolvimento.
- Gestão de Recursos
Aloca, de maneira eficiente, recursos financeiros, humanos e materiais.
- Captação de Investimentos
Investidores têm expectativas diferentes dependendo da fase da startup. Conhecer a fase ajuda a preparar pitches e apresentar dados relevantes que correspondam ao estágio da empresa.
- Gestão de Expectativas
Permite definir expectativas realistas para fundadores, equipe, investidores e clientes, evitando frustrações e criando um plano de ação claro.
- Desenvolvimento de Produtos e Serviços
Ajuda a priorizar melhorias no produto ou serviço com base no feedback do mercado e nas necessidades dos clientes.
- Gestão de pessoas e Cultura organizacional
A fase em que a startup se encontra influencia a estrutura da equipe e as competências necessárias. O entendimento sobre as fases do negócio ajuda a moldar e adaptar a cultura da empresa conforme ela cresce e evolui.
- Riscos e Desafios
Possibilita identificar e mitigar riscos específicos associados a cada etapa.
- Crescimento Sustentável
A startup que “vivencia” cada fase do processo de amadurecimento tem melhores condições de desenvolver estratégias de crescimento sustentáveis, evitando uma expansão desordenada.
- Tomada de Decisões
A clareza sobre o percurso de desenvolvimento fornece aos gestores da startup uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas, operacionais e financeiras.
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Planejamento e boas estratégias são fundamentais para o amadurecimento
Para que uma startup se transforme em uma empresa sólida e com um modelo de negócios comprovado, é imprescindível que passe por um processo de maturação e desenvolvimento.
Ganham força no Brasil os hubs de inovação, que criam ambientes colaborativos que conectam startups, empresas estabelecidas, acadêmicos e outros agentes de inovação.
Um dos exemplos é o Pulse, que é o Hub de Inovação da Raízen.
Trata-se de um espaço em que startups co-criam tecnologias, inovam e buscam a oportunidade de implementar soluções na prática, respondendo às necessidades internas de desenvolvimento da Raízen em diferentes áreas. Atualmente, o Pulse conta com 58 startups parceiras.
Na jornada de uma startup, o futuro depende de bases sólidas e parcerias fortes.
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